14 de abr de 2014

Mical e Bate-Seba, duas mulheres, duas atitudes.


Mical e Bate-Seba, duas mulheres com várias coisas incomum: faziam parte da mesma nação, eram casadas com o mesmo homem, ambas erraram,entretanto, a decisão que cada uma tomou  as  diferenciou.

 A história de mical começa quando seu pai  decide dá-la como esposa a Davi, para que esta lhe servisse  de laço, (1Sm 18.20-21). Apesar de ser incrédula Mical tinha tudo para ter mudado sua história de vida, afinal ela tinha o exemplo de seu pai que teve sua vida arruinada, por ter se afastado de Deus . Ela  também tinha o exemplo de seu marido um homem de Deus que colecionava vitórias, por ser fiel e temente a Deus.

 Ela no entanto, preferiu continuar na idolatria, e a ultima vez que se ouviu falar nela, foi quando a mesma criticou seu marido(2Sm 6.20-22).
 E Mical, filha de Saul, não teve filhos até o dia de sua morte”. (2Sm 6.23)

 A história de Bate-Seba começa com uma atitude horrível, enquanto seu esposo estava na guerra lutando para defender seu povo; ela o trai com o rei. Ela se arrepende do seu pecado e colhe as consequências e  ao lado de seu esposo Davi reescreve uma nova história.

 Seu esposo tinha tantas mulheres , e justo ela foi a  escolhida para ser mãe do seu sucessor. Seu filho foi o homem mais rico e mais sábio que já existiu, e ela ainda teve o privilegio de entrar na linhagem do Senhor Jesus. 

 Bate-Seba poderia ter sido como Mical, apenas um laço na vida de Davi, mas por causa, da sua escolha ela se tornou uma auxiliadora, e teve uma influencia positiva na vida do rei Davi. Percebemos isso quando o profeta Samuel procura a Bate-Seba,  para que ela lembre a Davi da promessa que seu filho Samuel seria seu sucesso:” (1 Re 11.31)

 Duas mulheres, duas atitudes. Bate –Seba de certa forma tomou posse da bênção que poderia ter sido de Mical, afinal ela era a primeira esposa, provavelmente seria mãe do primogênito e sucessor do rei.   Isso poderia ter acontecido se mical tivesse tomado a decisão certa , se tornando uma mulher de Deus. Provavelmente teria sido uma auxiliadora de seu marido e quem sabe, Bate-Seba nem existiria na história, pois quem sabe Davi nem tivesse caído com ela.

A nossa história é escrita segundo as escolhas que fazemos, estamos sujeitos errar, mas decisão de permanecer no erro, ou abandoná-lo será sempre nossa.

No Espírito,

                  Josy Barros.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos