15 de out de 2012

Flores de origami

O kusudama japonês é uma esfera de papel feito de várias formas de origami idênticas coladas. Eles são lindos e podem ser usados como decoração ou como um presente. Hoje vamos aprender a fazer da forma tradicional japonesa. Há muitos padrões diferentes para fazer uma bola de kusudama, mas acho este padrão o mais fácil para começar.
Até mesmo uma única flor kusudama pode fazer uma bela decoração podendo ser usar em convites, porta guardanapo, chaveiro, marcador de páginas, etc.
O que você precisar para fazer a esfera kusudama é:
60 pedaços de papel cortado em quadrados. As peças são cada 7 x 7 cm ou 3 polegadas quadradas e cola.
Abaixo vou mostrar como fazer a forma básica, você precisa fazer 60 destes. Cada flor terá então 5 dessas formas ou pétalas coladas, fazendo um total de 12 flores.
Dobrar o canto inferior para o topo. Isso fará com que fique um triângulo.
Dobre os cantos esquerdo e direito até a esquina do meio. Isso faz com que fique um quadrado.
Dobre os mesmos pontos para baixo. A borda dobrada vai alinhar exatamente em cima da borda externa da peça.
Abra as abas que você acabou de criar e alise-as.
Dobre os triângulos maiores em sua direção, para que eles estejam ao nível com as bordas do papel. (Isto irá resultar em 3 pétalas pequenas no interior de sua pétala, se você dobrar os triângulos superiores longe de você, isso vai resultar em apenas 1 pétala no interior da pétala – ver variação no padrão abaixo.)
Dobre os triângulos de volta usando o vinco que você fez anteriormente cole os triângulos externos juntos.
 Agora faça mais 5 destas pétalas e colá-los todos juntos. Certifique-se de esperar até que a cola estiver seca depois de cada pétala e tomar o seu tempo. Você vai precisar de 12 flores para completar a bola kusudama.
Cole uma flor na outra de modo que forme uma esfera colocando um cordão no centro. É isso aí! Você terminou a sua bola kusudama, agora encontre um local agradável em sua casa para ela.
Aqui vão algumas idéias de como você pode usar seu origami de maneira criativa, decorando e se divertindo ao mesmo tempo.
Magali da Silva (http://www.cristianecardoso.com)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos