5 de abr de 2010

RUTE

Rute era uma jovem moabita ,e sua história começa quando sua sogra Noemi estimula ela sua cunhada Orfa a voltarem para suas famílias e a deixá-la .Naquele instante as duas tinham uma grande decisão a tomar.

A princípio ,Orfa resistiu voltar para sua parentela,mas logo atendeu ao pedido de Noemi.Rute por sua vez escolheu a parte mais difícil,a de ficar com sua sogra.Optou por um futuro incerto sem saber onde dormiria ,se alimentaria ,ou sobreviveria duas viúvas sozinhas.

Rute poderia ter feito o mesmo que Orfa,voltar para casa de seus pais,para os seus deuses,casar-se novamente e assim reconstruir sua família,afinal de contas ela era jovem ,no entanto, ela disse em outras palavras para Noemi : eu escolho você e o seu Deus.

Ao chegar na terra de Noemi ,ela assumiu a tarefa de arranjar alimentos para o sustento das duas; logo de manhã cedo já estava de pé para sair pelos campos em busca de cereais.

Todos daquela cidade observaram o cuidado de Rute para com Noemi ,em especial Boaz.Respondeu-lhes Boaz e lhes disse:Bem me contaram tudo quanto fizestes a tua sogra ,depois da morte do teu marido,e como deixastes a teu pai ,e tua mãe,e a terra onde nascestes e viestes para um povo que dantes não conhecias.(Rt 2.11)

Boaz viu em Rute bondade para com sua sogra disposição para o trabalho,sua graciosidade e integridade de caráter,ela era uma mulher virtuosa .Ele a tomou por esposa ,por conhecer o seu valor.

Por abrir mão de sua família ,seus costumes,sua cidade ,e seu povo,para servir ao Deus de Noemi,ela foi honrada. Rute teve um filho ,esse veio ser avô de Davi ,o que fez de Rute uma ex pagã ,a bisavó de um grande rei e salmista.Além disso teve o seu nome registrado para sempre na bíblia.

Rute tinha duas escolhas a fazer,assim como nós que estamos sempre diante de duas escolhas;Seguir a voz do coração,ou seguir a voz da fé.Nossa vida é o resultado das escolhas que fazemos,sempre colheremos os frutos que plantarmos .Ela escolheu aquilo que para todos era loucura, fez a escolha certa.



Josemária Carvalho

6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acessos